top of page
Buscar
  • dbello88

Por qual norma eu devo calibrar meu Audiodosímetro?

Atualizado: 28 de fev. de 2020


Não é porque você calibrou o seu audiodosímetro que ele está adequado para o uso.



Audiodosímetro se calibra com norma de audiodosímetro...

Atualmente existem apenas duas normas de audiodosímetro que são reconhecidas internacionalmente, a IEC 61252 (internacional) e a ANSI S1.25 (norte-americana). Apesar disso, não é incomum observar certificados de calibração de audiodosímetros por normas de sonômetro, como a IEC 61672 ou a IEC 651, ou ainda por normas de filtros como a IEC 61260. Existem ainda laboratórios que realizam testes parciais, montando um verdadeiro "Frankstein" de normas. O resultados dessas calibrações, ainda que positivo, não garante que o equipamento esteja adequado para o seu fim, que é a dosimetria de ruído, levando o usuário a uma falsa impressão de segurança. Um audiodosímetro só está adequado ao uso se for calibrado por uma norma completa de audiodosímetro.


Mas as duas normas servem?

Isso depende da aplicação do usuário. No Brasil, dependendo da aplicação o usuário deve utilizar o fator de dobra (Q) em 3 ou em 5 dependendo da situação. A única norma que prevê esses dois valores é a ANSI S1.25. Por outro lado, a recomendação da ABNT é que preferencialmente sejam utilizadas normas internacionais, e a única neste caso é a IEC 61252. De fato, essa última norma está em processo de revisão, sendo que a primeira, segundo informações da própria ANSI, não sofrerá mais revisões ou atualizações. A tendência futura é uma convergência para a IEC 61252, mas se o usuário precisa ter segurança de medidas com Q=5, convém o teste pela ANSI S1.25.


Como eu sei se a norma foi aplicada integralmente na minha calibração?

O Inmetro, juntamente com os laboratórios da Rede Brasileira de Calibração (RBC), elaboraram um documento orientativo onde constam todos os teste mínimos que devem ser realizados para cumprir uma norma em sua integridade, o DOC-CGCRE-052, disponível gratuitamente pelo link www.inmetro.gov.br/Sidoq/pesquisa_link.asp?seq_tipo_documento=5...052. Somente certificados que cumpram todos os testes para a respectiva norma, contidos na tabela do anexo, e que tenham resultados em conformidade com esses testes, garantem que o seu equipamento está apto para uma dosimetria de ruído confiável.


592 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page